10 de fev. de 2015

O POSITIVO E O NEGATIVO, QUAL A POLARIDADE DA CARTA?



É um questionamento que ocorre com frequência logo que iniciamos as nossas práticas com o baralho cigano/lenormand: "ESSA CARTA É POSITIVA OU NEGATIVA?"

Parto do princípio que TODAS as cartas possuem o seu lado positivo e negativo, portanto (nas minhas interpretações), considero sempre as duas polaridades de cada lâmina do baralho.

Procuro sempre fugir da percepção que a polaridade de uma carta é estática, ou seja, se ela for negativa é negativa e ponto! Cada carta do baralho tem a sua particularidade simbólica e creio que não seja adequado ficarmos presos durante a interpretação de um jogo levando em consideração apenas se a carta é negativa ou não.

Podemos exemplificar isso com a carta 10-FOICE. Qual o significado da FOICE? Perdas, cortes, rompimentos, ajustes, algo será ceifado, términos ... em fim, ela nos traz uma visão de algo acabará, chegará ao fim muito em breve. Levando em conta esta simbologia da carta podemos ter a percepção de uma polaridade NEGATIVA para a lâmina, portanto ela seria uma carta ruim no nosso jogo. Será? Mas por que NEGATIVA e RUIM em um jogo? 



Dependendo do que está sendo abordado no jogo ou em uma situação específica de nosso consulente vejo a foice como a carta mais POSITIVA que poderia existir naquela jogada. Uma relação que está desgastada, um emprego "patológico", uma situação que acaba com a pessoa todos os dias (e se torna recorrente), um amigo ou pessoa próxima que fala apenas coisas negativas e acaba sugando sua energia. Ufa!!! Apareceu a foice no jogo para acabar com isso e ela acaba nos mostrando que a situação acabará. Precisamos de desfecho melhor?

Então, a carta foice tem seu lado POSITIVO sim, ela corta o que está negativo, ela ajusta as situações, ela limpa, separa o joio do trigo. Portanto, utilize a foice com seu grande trunfo na vida e não menospreze seu lado POSITIVO durante uma interpretação.

Outro exemplo a carta 23-RATO, qual o lado positivo do rato? PERSISTÊNCIA!!!

A carta 8-CAIXÃO? RESIGNIFICAR, RENASCER!!! ENCONTRAR O TESOURO QUE ESTÁ EM VOCÊ!!!

Por outro lado temos a 35-ÂNCORA como sendo uma carta POSITIVA na leitura, porém devemos considerar que a âncora é algo estagnado, preso, acomodado. Aí está o seu lado NEGATIVO.

A CASA (4), o JARDIM (20), o LIVRO (26) ... poderíamos ficar aqui em longas frases e parágrafos desvendando mais cada uma das lâminas e seus pontos positivos e negativos, mas isso faz parte de nosso estudo individual, aquele simbolismo que cada cartomante agrega para cada carta e que deverá ser respeitado.

O simbolismo de cada lâmina não fica apenas em palavras chaves e polaridade de uma carta, o simbolismo completo está na profundidade do estudo de cada lâmina, na relação com a imagem que ela carrega e qual o significado desta imagem em nosso dia-a-dia.

Muitos cartomantes abordam em seus textos a importância do estudo, da prática, da relação entre as cartas, da busca por informações cada vez mais profundas de uma lâmina. Concordo com eles e vejo a cartomancia como um estudo contínuo, sem fim, "AD AETERNUM". É como se fossemos lapidar um cristal, encontramos a carta "bruta" e quanto mais a lapidarmos mais fascinante ela ficará.

Estudar, estudar, estudar ... sem fim!

Beijos a todos e seguimos em nosso trabalho de lapidação!

Dênis Maapelli

3 comentários:

  1. Penso e ajo desta forma com as leituras das cartas. Não vejo o seu significado somento para um determinado lado. Para mim, tudo resultará do tipo de pergunta, assunto e da energia que elas passam.
    Lembrei do susto que as cartas do caixão e da cobra ( serpente) causam. Para mim, no lado favorecido, cada uma representa um tipo de renovação. ;)
    Adorei a sua percepção.
    Obrigada, Dênis.

    ResponderExcluir
  2. Amei essa visão tão holística das cartas , que vc apresenta. Gratidao , querido ! Abençoado seja plenamente. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente. Certa vez discutindo com uma amiga, ela disse que a foice muito diferente de cortar, colhe. E pelo certo, colheita tem seu tempo certo de acontecer. Então, todas as rupturas trazidas pela foice são providenciais. Sobre a questão da polaridade, eu super concordo mesmo.
    Adorei.

    ResponderExcluir