3 de fev. de 2014

A LUA - 32


Para saudar a LUA - 32



Embalado pelo samba enredo da Grande Rio de 1993, o que a lua tem a nos dizer!

Na mitologia Tupi a Lua é denominada Jaci e para eles ela é a protetora dos amantes, da reprodução, mãe dos frutos. Aqui já podemos identificar alguns dos simbolismos que a lua representa em nosso baralho.

Por diversos momentos já nos deparamos com alguma atividade relacionada ou dependente das fases da lua. Para alguns a lua influencia o corte do cabelo, outros tentam reverter ou amenizar a calvície atendendo um calendário de corte do cabelo, e ainda tem a hora do parto já que empiricamente se observa um número maior de gestantes dando a luz nas viradas de lua.

Então como não acreditarmos que este satélite natural não influencia as nossas vidas? Os humores, a agitação, a reclusão, a libido. Todos conhecemos alguma pessoa de "lua", hoje ela conversa, amanhã ela é tua confidente, no outro dia nem te olha. Identifico por algumas vezes a bipolaridade nesta lâmina, dependendo de suas parceiras ao lado (Nuvem + Lua).

Para a agricultura ela também tem sua participação ativa. Alguns agricultores seguem a risca as fases da lua para preparar o solo, semear e colher.

Principalmente as nossas emoções estão ligadas e representadas pela Lua. Medos, afeto, raiva, tristeza, alegria. Do 8 ao 80, assim como a pessoa de Lua. Todas as nossas emoções estão ligadas a esta lâmina. Ela pode nos indicar o que o consulente está sentindo em determinada situação que enfrenta ou até mesmo na relação afetiva atual ou no término de alguma.

EMOÇÕES, está é uma das palavras chave da carta 32. O medo da lua cheia, o afeto e alegria ao ficarmos abraçados com alguém contemplando a sua beleza numa noite de céu claro.

Mas onde fica a energia da Lua? Nas MAGIAS!!! É lógico, que assim como os agricultores, também precisamos da melhor ou mais adequada fase da Lua para a realização das nossas magias. Um bom banho na lua minguante para limpar nosso corpo de energias não tão positivas, a consagração de nossos baralhos em uma lua cheia linda e a programação de cristais para uso terapêutico.
MAGIAS, está é a segunda palavra chave da lua. E magia de todas as formas (e cores). Contudo, não podemos negar que a Lua derrama suas energias na terra diariamente. "Aluando" a cabeça das pessoas, brotando do solo o nosso alimento e trazendo a vida os novos seres.

Acho emocionante a parte desta música que fala "eu queria ser um astronauta pra te alcançar", mas entendo que ainda não estamos preparados para isso, afinal, falamos de energia, e a energia da humanidade ainda não está na mesma frequência da Lua.

Quem sabe, tratando nossas emoções, nossa psiquê, limpando nossos corações e mentes com magias possamos um dia sentar no seu solo, abrir um lenço e consagrar nosso baralho em "LUA" firme?

Um beijo no coração de todos e que a Lua sempre nos ilumine para um caminho de amor!

Dênis Maapelli


Abaixo, segue na íntegra a letra do samba enredo.

NO MUNDO DA LUA - GRANDE RIO 1993

Do mundo encantado de Jaci
Nessa aquarela a Grande Rio é a tela
Vem do céu...
Pra se refletir nesta folia
Oh!
Doce fonte de inspiração
Influenciando no destino
Um toque de astrologia
No mistério e na magia
Ô luar, ô luar (ô luar)
Vem pratear a nossa rua
A semente da fartura semear
Virar o mundo de bumbum pra lua

Nos mares, cachoeiras e cascatas vem se banhar
Eu queria ser um astronauta pra te alcançar
Tu és a vida na beleza dessas matas
Tu és a sorte para quem acreditar em ser feliz
Quem me dera um dia no teu Solo
Cantar, sorrir, sambar, brincar
E no encanto do seu mundo vai
Tornando tantas mentes aluadas
Como é gostoso se adoçar no mel
Em noites enluaradas

Salve Ogum D'Ylê
Na imaginação de um guardião
É lindo ver a tua imagem
Encantando a multidão

Clareia Didinha
Teu mundo taí

Um comentário: